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14 . Dezembro

5 tendências de comunicação para ficar de olho em 2024

Ano novo, tendências novas! Em 2024, as ações de marketing têm tudo para girar em torno de ferramentas como a Inteligência Artificial, no foco na experiência do usuário, em ações pontuais que personalizam as marcas dentro do marketing digital e muito mais.

Tudo isso vai remodelar o cenário, gerando impactos gigantes para quem souber como tirar proveito dessas ferramentas e oportunidades. Hoje, a Pit te mostra quais são as 5 tendências de marketing digital em 2024 e o motivo pelo qual é tão importante você aplicá-las em sua marca. Confira!

Por que ficar de olho nas tendências de marketing digital em 2024?

Não dá pra deixar o planejamento de suas ações de marketing digital para quando 2024 começar. A hora de pensar, elaborar e implementar algumas ações é agora mesmo! Afinal, estamos frente a um novo cenário que preza pela inovação na hora de acompanhar o fluxo de novidades e trends que impactam os usuários.

Uma das especialidades da Pit Brand Inside é sua especialização em serviços de marketing digital, conhecendo tanto as ferramentas (como Inteligência Artificial) que vão catapultar o engajamento e alcance de sua marca como as tendências de marketing digital que vão imperar em 2024.

Com esse know-how podemos dar o pontapé inicial nas campanhas e ações que fazem a sua marca se destacar das demais. E para deixar tudo isso mais claro, a gente te conta um pouquinho sobre cada uma dessas tendências que vêm pela frente. Confere aí:


1. Inteligência Artificial

Desde o boom do ChatGPT, no começo de 2023, a Inteligência Artificial (ou IA) foi conquistando espaços cada vez maiores dentro das ações de marketing digital. Essa ferramenta veio para ficar e, a cada ano que passa, se torna mais polida e útil quando do planejamento e criação de conteúdos.

Importante ressaltar que, quando falamos de Inteligência Artificial, não estamos reduzindo todo esse campo apenas ao ChatGPT. Muito pelo contrário! Essa tendência vem sendo desenvolvida desde os anos 50 e está presente de diversas formas, como na Siri, da Apple, ou na Alexa, do Google.

Mas como uma coisa, aparentemente, tão independente pode contribuir para o marketing digital? Simples! Apesar da prontidão com que a IA realiza tarefas, ainda lhe falta um aspecto muito importante quando o assunto é conectar marcas às pessoas: o toque humano.

Portanto, é importante contar com uma equipe de profissionais que vai fazer uso dessa ferramenta e lapidar as informações fornecidas por ela para trazer resultados espetaculares!


2. Marketing de influência

Outra tendência de anos anteriores, o marketing de influência segue forte em 2024! Resumidamente, essa prática consiste em realizar ações com figuras e pessoas que possuam uma forte presença midiática.

Com isso, atrela-se a personalidade de uma figura pública/influencer à marca em questão, fazendo com que possíveis consumidores optem pelo consumo de um produto embasado pela pessoa que seguem.

Sabendo da força dessa prática é bem comum que agências e empresas de marketing digital explorem bastante essa tendência! Só que é importante notar que não basta simplesmente formar uma parceria com um influencer.

É preciso conhecer a prática do marketing de influência! E isso parte desde o planejamento à escolha do influenciador, operacionalização da campanha e, por fim, análise dos resultados. Optar por uma equipe que saiba executar cada uma dessas etapas está diretamente ligado ao sucesso do marketing de influência.


3. Definição de comunidade e público-alvo

Entender o seu negócio e marca é parte importante para efetuar um outro processo: o de definir sua comunidade e seu público-alvo. Comunicar seu serviço e produtos às pessoas que não têm nada a ver com eles é chover no molhado, multiplicar por zero, etc.

É importante que a sua comunicação e ações de marketing digital sejam focadas, cheguem até as pessoas e, ainda mais importante, permitam que elas conversem e troquem experiências que validem o fato de sua marca ser relevante a elas.

Por que isso é importante para um negócio? Porque constrói um relacionamento sério entre seu público. Ter “fãs” da sua marca ajuda a fortalecê-la, traz mais autoridade frente a outras opções do mercado e pode ter papel importante na hora de fidelizar consumidores.

Além disso, essa tendência pode ser muito bem aproveitada na hora de planejar ações, uma vez que lançamentos, campanhas e afins podem ser adaptados de acordo com o feedback da comunidade!


4. Melhorias na experiência do usuário

Diretamente ligada à tendência de comunidade que falamos acima, a melhora da experiência do usuário é uma questão debatida por um bom tempo e que vem ganhando cada vez mais relevância no marketing digital.

A UX (User Experience) foca tanto no design quanto na escrita, unindo ambas para produzir um produto que, a partir do planejamento estratégico, entrega ao usuário uma jornada personalizada, intuitiva e clara.

Com isso, o papel dessa ferramenta é muito relevante quando falamos em criar ambientes e comunicações virtuais que façam parte de uma equação em que o resultado é a criação de uma jornada positiva em termos de engajamento (e até mesmo de compra) que gera satisfação ao usuário!


5. Branding humanizado

Para 2024 a ideia é que a marca não seja apenas um nome, cores e letras, mas emoções, sentimentos e narrativas, com inserção na vida e no dia a dia das pessoas. Por isso, o branding com foco no estreitamento das relações e humanização chega com tudo para o ano novo!

Se posicionar de uma maneira que se conecte ao usuário e mostre a necessidade da sua marca na vida dele é ponto-chave para criar uma chance maior de o seu produto ou serviço ser adquirido.

Na era atual, das mídias digitais, a concorrência é forte. E a principal maneira de se destacar é pela construção de uma identidade sólida. E mais importante que isso: uma identidade de algo que seja necessário ao público!

Contar com um time de especialistas que sabe elaborar uma estratégia de branding pode ser o diferencial de que sua marca precisa para deslanchar e alcançar novos horizontes neste 2024!


Como incorporar as novas tendências do marketing digital de 2024?

Estar atento ao que muda no comportamento do consumidor e ter uma adaptação ágil e precisa de suas ações é imprescindível para quem busca ter uma marca competitiva e forte.

As tendências do marketing digital para 2024 pedem por uma equipe que tenha a expertise em elaborar e executar estratégias que façam a ponte entre o que funciona nas mídias e os seus objetivos.

Há quase 30 anos, a Pit Brand Inside cria e transforma realidades de maneira personalizada, para alçar negócios e empresas, de diversos ramos, a novas conquistas. Fale conosco agora mesmo e comece a planejar um 2024 recheado de novas conquistas.

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