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12 . Novembro

4 tendências de Marketing Digital para 2022

Na reta final de 2021, já se estudam as tendências para o próximo ano. No Marketing Digital, os efeitos da pandemia mudaram as regras do jogo, causando uma espécie de laboratório de tendências de comportamento. Por isso, com base na observação e em indicadores, a 20DASH, boutique especializada na criação e desenvolvimento de apps, projetos em realidade aumentada e inteligência artificial para grandes companhias ao redor do mundo, apontou o que irá fazer a diferença nos negócios no próximo ano. Vale ressaltar que não basta estar atento ao momento, é importante pensar no que ainda pode vir a se tornar uma prática, pois ter conhecimento do que vai estar em alta ou não pode facilitar as próximas decisões estratégicas da sua marca.

Experiência por voz

A jornada do usuário, desde a pesquisa até a compra, tem cada vez mais se utilizado de recursos de voz. De acordo com a Juniper Research, a base instalada global de smart speakers terá um crescimento superior a 50% entre 2021 e 2023, o que mostra que essa demanda só tende a aumentar nos próximos anos com a busca por mais praticidade e agilidade.

Relacionamento via Bots

Os bots estão cada vez mais "inteligentes", a fim de evitar a sensação de um contato robotizado. Essas ferramentas estão sendo aprimoradas para oferecer um serviço mais humanizado e personalizado para os clientes. As chamadas Pessoas Virtuais, como a Lu, da Magazine Luiza, são uma espécie de continuação do bot, que agora com uma personificação cria mais empatia com o consumidor. Há uma perspectiva de aumento anual de 24%, inserindo 1,23 bilhão de dólares nesse setor, segundo a Grand View Research.

User Generated Content (UGC)

Conhecido como conteúdo gerado pelo usuário, essa é outra forte tendência, que tem se mostrado cada vez mais relevante. Segundo o Manifesto do Influencer Marketing, 82% das pessoas seguem recomendações de influenciadores digitais em vez de personalidades e pessoas famosas. Ou seja, as pessoas são mais influenciadas pelos indivíduos dos quais se sentem mais próximas. Nesse sentido, outra tendência que está despontando é a dos ‘Influenciadores Internos’, prática na qual o funcionário vira uma espécie de influenciador digital da própria marca, atraindo mais a atenção e despertando a curiosidade do público.

Social Selling e Marketing Interativo

Também popularizado com a chegada da pandemia, o social selling segue cotado como uma das principais tendências. A venda social é um mecanismo de criação de relacionamentos e vendas por meio das redes sociais. LinkedIn, Twitter, Facebook e Instagram são plataformas que já contam com espaços específicos para vendas on-line. Como um dos principais recursos do social selling, as shoppable lives, também conhecidas como live commerce ou shop streaming, têm ganhado destaque por transformar as transmissões ao vivo em uma ferramenta fundamental para manter e fortalecer as vendas do varejo.

Essas tendências podem não servir para todos os nichos de mercado, mas elas estarão cada vez mais presentes no dia a dia dos consumidores. É por isso que estamos aqui, para identificar qual é a melhor estratégia de conexão com seus clientes em potencial. Fale com a Pit!

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