O marketing digital pode ser realizado de diversas formas. No entanto, quando falamos em internet, fica difícil não pensar nas redes sociais. Plataformas como o Instagram, Facebook, Tik Tok ou Twitter ganharam um grande espaço no dia a dia da maioria dos brasileiros.
Muitas pessoas acessam as mídias sociais várias vezes ao dia e, com isso, acabam conhecendo empresas de diversas áreas diferentes. Por esse motivo, tornam-se um terreno fértil no que se refere à promoção de uma nova marca.
Nesse ponto é importante reforçar que nenhuma ferramenta de marketing digital deve ser utilizada sem um planejamento adequado para que funcione da maneira correta.
E para te ajudar com essa tarefa, neste artigo vamos apresentar os 4 pilares de planejamento para o marketing das redes sociais. Continue com a leitura para saber mais!
Primeiro pilar: o público-alvo
Um dos fundamentos mais importantes de qualquer estratégia de marketing é a definição do público que a marca deseja atingir.
Com essa informação em mãos, será possível definir quem é o público-alvo da marca. E saber disso é essencial principalmente quando o assunto é marketing nas redes sociais. Isso porque o marketing digital é mais efetivo quando direcionado para um setor específico do mercado.
E o motivo para isso é muito simples: o cliente gosta de ser visto e notado pela empresa. Ele precisa ter a sensação de que o marketing online da marca está falando diretamente com ele, como indivíduo. Para isso, é preciso que as estratégias façam uso de atrativos específicos.
Lembre que, ao tentar agradar a todos, ninguém vai se sentir particularmente impactado pelas suas iniciativas. Com isso em mente, não deixe de definir um público-alvo.
Segundo pilar: os canais de comunicação
Atualmente, existem diversas redes sociais na internet. Cada uma delas possui suas características próprias, além de atingirem públicos diferentes.
Por esse motivo, é de extrema importância pesquisar e descobrir quais são os melhores canais de comunicação para a sua marca. Por exemplo: se você tem uma loja de roupas, é interessante investir em uma plataforma com bastante apelo visual, como o Instagram, não em locais de comunicação mais textual, como é o caso do Twitter.
Ou seja, pense no que realmente vai surtir efeitos positivos para a sua empresa antes de sair criando um perfil em todas as plataformas. Com isso, você pode focar em construir uma presença online de alto engajamento em plataformas específicas.
Terceiro pilar: a frequência das postagens
Uma boa estratégia de mídias sociais deve incluir uma frequência preestabelecida de postagens. Mesmo que não seja recomendado postar o tempo todo, visto que isso pode incomodar os usuários, o perfil também não deve ficar abandonado.
Preze sempre pelo equilíbrio, com uma frequência de dois ou três posts por semana. A partir daí, procure estudar quais são os horários que estão trazendo maior engajamento e, se necessário, faça diferentes tentativas.
Quarto pilar: o conteúdo das postagens
Por fim, mas não menos importante, o marketing das mídias sociais precisa incluir a produção de conteúdo. Afinal, é preciso ter assuntos relevantes para publicar nos perfis da marca.
E para garantir que esse e os demais pilares do planejamento para o marketing das redes sociais sejam seguidos e executados da melhor forma possível, conte com uma agência especializada em marketing para redes sociais.
A Pit Brand Inside, por exemplo, é uma excelente opção. E aí, quer saber mais? Entre em contato conosco e faça um orçamento para a sua marca. Ficaremos felizes em ajudar.