Inside

Blog

22 . Abril

Marketing: o oxigênio no momento da retomada econômica

Uma das maiores preocupações de todos, com o surto de Coronavírus que paralisou a maioria dos serviços pelo mundo, é como a economia retornará após a pandemia. Em momento de crise, muitos empreendedores acabam diminuindo a importância do marketing. No entanto, ele é peça vital ou, até mesmo, oxigênio para fazer que as mesmas não entrem no esquecimento dos clientes e consigam contornar as dificuldades e propor soluções para as pessoas.

Antes mesmo de enumerar a sua importância para a retomada da economia, é fundamental esclarecer o que é a comunicação em marketing? Em modo geral, não é apenas a criação de um comercial para vender um produto em específico. É gerenciar a comunicação interna da empresa, criar ações para melhorar a satisfação dos clientes, cuidar da imagem em canais para garantir uma reputação. Além disso, são definidas movimentações para gerar novas vendas, leads ou contratos.

Em relação a gestão de crise, um dos maiores erros é se ater apenas ao negócio, a contabilidade, a gestão dos funcionários e a atender as demandas dos clientes. Neste panorama, tudo que foi citado acima é deixado em segundo plano, esquecido.

Para Jessé Rodrigues, estrategista internacional de Marketing Digital, é nestes momentos que faz necessário um plano bem estruturado. “Em cenário de recessão, o marketing é ainda mais importante. Isso porque, tem a capacidade de tornar aquela solução ou produto em algo atrativo, mesmo em um momento de crise. A partir disso, o mercado reage e consome mais com base nos apelos”, comenta Rodrigues.

O marketing é carregado de estratégias e deve ser executado por um bom profissional que tenha conhecimento sobre a área e também sobre as demandas que precisam ser supridas pela empresa em relação ao serviço prestado. Por fim, o principal intuito é manter na vitrine o que é produzido.

“O profissional deste ramo tem que criar uma forma de se comunicar dentro deste cenário para que continue sendo atrativo. Muito mais que isso, que estimule o público a reagir mais. O Marketing é algo maleável, ou seja, que se adapta ao momento. Ele absorve o cenário para poder se comunicar, produzir produtos, construir ofertas e canais de compras”, ressalta Jessé sobre a importância de ser executado por alguém capacitado.

Na retomada da economia, é um processo essencial. Isso porque, exerce um papel muito importante no ciclo, um bom trabalho nesse ramo deixa a empresa mais visível, mais conhecida e, através disso, mais procurada pelos clientes. Apesar da recessão, é fundamental continuar na mídia, buscando atingir o seu público-alvo. A partir de tudo isso, o mercado gira e abastece diversos pontos da cadeia.

“Em um momento de crise, o marketing é como um remédio. Todo profissional e agência deve tratar como um remédio. Durante uma pandemia, é o movimento de se adaptar e continuar oferecendo os seus serviços. Para sair de um momento de recessão, é necessário unir as habilidades de um empreendedor com de uma equipe de Marketing”, finaliza Jessé Rodrigues.

Marketing: o oxigênio no momento da retomada econômica | Pit Brand Inside