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27 . Outubro

A importância do Marketing Digital para pequenas empresas

A maioria das empresas brasileiras já entendeu a importância do Marketing Digital, principalmente no que se refere ao seu crescimento.

A pandemia da Covid-19 acabou acelerando os processos de Transformação Digital e, consequentemente, o Marketing Digital tornou-se fundamental na retomada dos negócios, especialmente se considerarmos que é possível obter excelentes resultados, gastando menos que nos métodos tradicionais.

Não é segredo para ninguém que as estratégias de Marketing Digital podem contribuir bastante para o desenvolvimento de um negócio. Mas é natural que algumas dúvidas possam surgir para aqueles que estão começando a trilhar esse caminho agora.

Por isso, neste post vamos apresentar 6 pontos que provam a importância e o valor do Marketing Digital para pequenas empresas. Continue lendo para entender como essa estratégia pode te ajudar a crescer.

1. Garantir uma presença forte na internet

Quando você tem uma dúvida ou um problema, o que você faz? Se você respondeu que procura no Google, saiba que não é o único.

O Google é o maior buscador online do mundo, e um bom investimento em Marketing Digital vai contribuir para que a sua empresa seja encontrada com mais facilidade pelos clientes.

Hoje em dia, ter uma presença digital é fundamental. E se o cliente está procurando a sua empresa na internet e não a encontra, as chances de ele não fazer contato com você são muito grandes.

Mas lembre-se: publicar nas redes sociais e aparecer nos mecanismos de busca não é suficiente para garantir uma presença forte na internet. Um site com um domínio próprio também é essencial.

2. Construir uma audiência qualificada

Outro ponto muito importante do Marketing Digital para pequenas empresas refere-se à possibilidade de você poder construir uma audiência que realmente quer consumir os seus produtos e serviços e se relacionar com essa audiência até fidelizá-la.

Para isso, conheça o seu público. Conheça seus hábitos, preferências… Com essas informações em mãos, você pode organizar seus contatos, seja por meio de e-mails cadastrados, assinantes de uma newsletter ou até mesmo seguidores nas redes sociais, e pensar em uma comunicação mais assertiva e segmentada para esse público. Certamente, em pouco tempo essa audiência vai se tornar um ativo fundamental para a empresa.

3. Falar com o público certo na hora certa

No tópico anterior vimos a importância de construir uma audiência qualificada. No entanto, com as estratégias certas de Marketing Digital é possível ir além e não só construir o público certo, mas comunicar-se com ele na hora certa.

Ao contrário do marketing tradicional, em que geralmente é impossível precisar exatamente para qual audiência você está direcionando a sua comunicação, o Marketing Digital viabiliza um nível de segmentação muito mais preciso do seu público.

É possível, inclusive, criar públicos variados e segmentar a comunicação para cada um deles. Com as ferramentas existentes no mercado hoje em dia, ficou muito mais fácil fazer o monitoramento dos perfis e atividades dos usuários. Com isso, você consegue anunciar um produto ou serviço de uma forma bastante específica e personalizada.

Sabe aquele e-mail marketing que você costuma receber e deletar logo em seguida porque não tem nada a ver com o que você precisa? Ou mesmo aquele panfleto que você recebeu na rua ou na caixa de correio e que oferece um produto que você já comprou?

Esses pequenos erros na comunicação geralmente custam caro, e com o Marketing Digital é possível evitá-los.

4. Sair na frente da concorrência

Diversas empresas só começaram a despertar para a importância do Marketing Digital agora. Ou seja, se começar a investir hoje, você certamente irá se diferenciar de boa parte de seus concorrentes.
Para isso, aposte na criação de conteúdos relevantes que auxiliem o cliente na identificação e solução de seus problemas. Imagine que você está procurando por uma determinada solução e ainda não tem nenhuma referência.

Em qual empresa você iria confiar: uma empresa que possui uma fanpage bem elaborada, com um bom site e um blog com conteúdos de valor, ou em uma empresa que não tem nada disso?

5. Investir pouco para começar

Aqui é importante deixar claro que o Marketing Digital não é gratuito. No entanto, por meio das diversas ferramentas existentes hoje, com o alto poder de segmentação e com as mais variadas estratégias de otimização do site para mecanismos de busca, é possível, sim, investir pouco e garantir bons resultados, especialmente em comparação à mídia tradicional.

Atualmente, veicular um anúncio no rádio, na televisão ou em alguma mídia impressa, como revistas, jornais ou outdoors, custa caro. Trata-se de um investimento alto do qual a grande maioria das empresas, especialmente as de pequeno porte, ainda não consegue dar conta.

Em contrapartida, o Marketing Digital pode ser muito mais barato do que o marketing offline. Por esse motivo, até mesmo as grandes empresas estão investindo grande parte do orçamento em estratégias de marketing online.

6. Analisar resultados com precisão

Conforme mencionamos anteriormente, o Marketing Digital permite que você determine com mais precisão quem é seu público, assim como seus gostos e preferências. O mesmo acontece com as métricas de resultado de qualquer ação de Marketing Digital que, por sua vez, podem ser analisadas com a mesma precisão.

Usaremos como exemplo um anúncio em flyer e uma campanha de e-mail marketing.

No caso dos flyers, você sabe quantas peças imprimiu, porém não consegue saber exatamente quantas unidades foram entregues, quantas foram realmente lidas e quantas culminaram em vendas para a sua empresa.

Já com o e-mail marketing é possível saber exatamente quantas pessoas abriram, clicaram e até mesmo quantas efetuaram uma compra por meio dessa campanha.

O exemplo citado acima não se limita apenas a esse tipo de campanha, uma vez que é possível monitorar com precisão o comportamento dos usuários em seu site, o desempenho de cada anúncio no Google, os resultados de cada postagem nas mídias sociais e até mesmo o caminho de referência do usuário até ele se tornar cliente.

Nesse aspecto, as ferramentas de web analytics contribuem muito na hora de mensurar todos os resultados das suas estratégias de Marketing Digital.

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