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06 . Junho

Como iniciar uma estratégia de Marketing Digital no Twitter

Recentemente, o presidente executivo da Tesla e da SpaceX, Elon Musk, anunciou a aquisição de uma das maiores redes sociais do mundo, o Twitter.

Com isso, todas as atenções se voltaram para a rede social do passarinho.

O Twitter tem crescido no Brasil e se apresenta como uma boa opção de relacionamento nas redes sociais. E já faz um bom tempo que as marcas estão atentas às oportunidades que o Twitter cria quando incorporado nas estratégias de Marketing Digital.

Quer saber mais sobre esse assunto? Então continue acompanhando o nosso artigo de hoje.

Antes de mais nada, vamos entender o que diferencia o Twitter de outras redes sociais?

Sabemos que o comportamento do usuário varia em cada rede social. Ou seja, estratégias que já funcionam no Facebook não necessariamente alcançarão os mesmos resultados no Twitter.
Por isso, antes de iniciar suas ações, é importante entender como funciona o Twitter e como outras marcas atuam dentro da plataforma.

Grande parte das empresas que utilizam o Twitter desejam:

● Compartilhar conteúdo relevante para seu público-alvo;
● Aumentar o engajamento em ações promocionais;
● Melhorar a interação com seus seguidores e consumidores;
● Fortalecer a marca;
● Gerenciar crises.

Até aqui já deu para notar que a maioria das empresas utiliza o Twitter para melhorar a interação com seus consumidores, certo? Isso porque o Twitter “transpira” comunicação.
Uma dica valiosa é planejar com antecedência como, e quando, será feita essa comunicação. Definir a linguagem que será utilizada na plataforma também é fundamental.

Planejar datas comemorativas, dentre outros dias especiais, já é um bom começo. O uso de hashtags como, por exemplo, #Blackfriday e #Halloween tende a gerar um bom engajamento.
Também é de extrema importância planejar quando postar. Assim como em outras redes sociais, você precisa identificar quando seu público-alvo está mais ativo. Com essa informação em mãos, será possível agendar com antecedência cada um dos seus “tweets”.

Igualmente importante é a definição prévia da linguagem e o posicionamento da marca nessa mídia. Comunique-se de forma leve e não deixe de elaborar pautas interessantes. Conteúdos humorísticos também funcionam bem dentro da plataforma.

Caso esteja se comunicando com um público mais maduro, trabalhe com conteúdos relevantes e que agreguem no dia a dia dos seguidores.

Dicas para um bom Marketing Digital no Twitter

Encontre uma maneira de iniciar uma "conversa" no Twitter. Muitas empresas apenas "twittam" um título com um link, uma citação inspiradora ou um "meme" engraçado. No entanto, esses conteúdos devem abrir portas para uma conversa.

Estimule seus clientes a responderem ou interagirem com os tweets. Aqui estão algumas dicas de como conseguir esse engajamento:

● Ao postar um link, adicione sua opinião sobre o assunto no tweet. Essa opinião deve questionar e trazer uma nova perspectiva sobre o conteúdo.
● Por exemplo, quando você postar um link para seu blog, pergunte aos usuários o que eles pensam sobre o conteúdo e qual a experiência deles no assunto.
● Se obtiver uma resposta, não deixe de interagir. Encontre maneiras de mostrar que você se importa com as opiniões dos usuários expressas em seus tweets.

Lembre-se sempre: interação no Twitter significa engajamento. Uma vez engajado, as chances de um novo usuário se interessar pela marca ou até mesmo seguir a conta são muito maiores.

Conclusões sobre Marketing Digital no Twitter

Como qualquer estratégia, suas ações de Marketing Digital no Twitter devem ter metas e objetivos. Se o seu objetivo principal é vender mais, concentre-se em medir o número de vendas que podem ser atribuídas a ações direcionadas ao Twitter.

Se a preocupação é a imagem e visibilidade da marca, meça quantas pessoas são alcançadas pela mídia e o valor que esse trabalho está gerando para a marca.
Como podemos ver, antes de iniciar uma conta e, consequentemente, uma estratégia de marketing digital no Twitter é importante ter um plano.

Por exemplo, não utilize essa mídia social duplicando sua estratégia do Facebook. Conforme mencionamos anteriormente, o comportamento do usuário no Twitter é muito diferente de outras mídias sociais.
Sua empresa já está no Twitter? Conta pra gente como está sendo a sua experiência. Ficaremos felizes em compartilhar experiências.

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