https://meet.google.com/kqm-ozub-rsi

Inside

Blog

23 . Novembro

WhatsApp como ferramenta de marketing: saiba como vender mais pelo aplicativo

A tecnologia e as redes sociais revolucionaram a forma como as empresas interagem com seus clientes e já são vistas como grandes aliadas dos empreendedores no que se refere ao aumento das vendas.
O WhatsApp, por exemplo, tornou-se uma excelente plataforma para alavancar vendas e já se consolidou como uma das principais ferramentas de marketing da atualidade. Quer saber mais sobre o assunto? Continue conosco neste artigo!

Ferramentas de vendas
A empresa Resultados Digitais divulgou, recentemente, um estudo que demonstrou que vender pelo WhatsApp aumenta a probabilidade de o negócio ser fechado. No entanto, para que seja possível chegar a tais resultados, é necessário ter uma estratégia bem elaborada, além dos instrumentos adequados para proporcionar ao cliente uma experiência agradável.

Aqui no Brasil, o WhatsApp é uma das redes sociais mais utilizadas, e, por esse motivo, disponibilizar atendimento por meio desse aplicativo pode facilitar bastante as suas vendas. Estima-se que empresas que fazem uso do WhatsApp como ferramenta de Marketing integrada ao CRM apresentam uma taxa de até 40% a mais em suas vendas do que as que não o utilizam.

Vale a pena reforçar que, para chegar a esses resultados, é de extrema importância que a ferramenta esteja devidamente alinhada a uma estratégia eficaz, inteligente e, sobretudo, focada na experiência do cliente, afinal, o WhatsApp está sendo cada vez mais indispensável como ferramenta de marketing e vendas, visto que permite aos leads de outras plataformas que continuem sua experiência no aplicativo, aumentando as chances de venda.

Estratégia
A estratégia de marketing voltada para o WhatsApp deve priorizar um contato personalizado e bastante próximo com o cliente. Por meio do aplicativo você poderá captar leads, facilitando que o cliente em potencial entre em contato com a sua empresa, além de proporcionar uma experiência do usuário mais eficaz, uma vez que ele dará continuidade à interação que estava tendo em outras plataformas por meio de sua rede social mais utilizada.

Tecnologia próxima do cliente
Estima-se que, aproximadamente, 120 milhões de brasileiros façam uso regular do WhatsApp. Devido às suas funcionalidades e interface amigável, o aplicativo se tornou muito querido entre os brasileiros, revolucionando a comunicação casual.

Mas sua função dentro da comunicação consegue ir muito além. O WhatsApp enquanto ferramenta de vendas é peça fundamental dentro de uma estratégia criada para o atual perfil de consumidor. Isso porque conforme as pessoas passam a usar a plataforma no dia a dia, elas se sentem seguras em se comunicar e até mesmo negociar por meio desse canal, que ganha mais credibilidade a cada dia.

Com esse grande número de clientes, aliado às diversas possibilidades que o WhatsApp proporciona à empresa e ao cliente, estar inserido no WhatsApp significa ter mais proximidade com o seu cliente através de uma tecnologia que viabiliza uma estratégia mais humana, atrativa e personalizada.

WhatsApp como ferramenta de Marketing
Utilizar o WhatsApp como ferramenta de marketing é uma escolha muito inteligente, afinal, além de aproximar a empresa do cliente, o aplicativo ainda é capaz de humanizar o atendimento, facilitar o processo de captação de leads e, claro, aumentar as chances de venda.

Para isso, é de extrema importância elaborar uma estratégia que contemple detalhes importantes como, por exemplo, um atendimento ágil, bem estruturado e personalizado, um botão de direcionamento ao WhatsApp instalado nas demais ferramentas de marketing, além de outras soluções para se ter um melhor mapeamento do histórico do usuário na empresa.

Cuidados que você deve ter
Para que você possa usufruir de todos os benefícios do WhatsApp como ferramenta de marketing, é preciso, no entanto, ter alguns cuidados, como:

● Não enviar mensagens excessivas para os leads;
● Apostar em uma comunicação personalizada;
● Implementar uma estratégia multicanal que torne a experiência do usuário mais eficiente e agradável;
● Responder aos clientes de forma coesa, cordial e ágil.

Ao seguir essas dicas básicas, certamente o WhatsApp não se tornará um problema, e sim uma solução. Isso porque um atendimento ineficiente pode criar muitos detratores de sua empresa, o que pode ser facilmente evitado.

WhatsApp como ferramenta de marketing: saiba como vender mais pelo aplicativo | Pit Brand Inside