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25 . Julho

TikTok: como atrair clientes para pequenas empresas com o uso da rede social

Vídeos que viralizam rapidamente, com coreografias e dublagens divertidas, são muito populares no TikTok. E como acontece em todas as redes sociais, o entretenimento acaba abrindo portas para a publicidade e, consequentemente, para novas oportunidades de negócio.

Uma pesquisa realizada em 2021 pela Nielsen revelou dados que comprovam a relevância da plataforma para pequenos empresários. Confira a seguir as principais estatísticas:

• 73% dos usuários consideram a publicidade no TikTok única e diferente;
• 76% dos usuários mostram-se abertos a anúncios sobre novos produtos;
• 67% relataram não se importar com os anúncios se eles forem divertidos;
• 72% participariam de uma “Trend” iniciada por uma marca.
• Desde abril, o TikTok começou a permitir a integração com algumas plataformas de e-commerce, ao WhatsApp Business, além de disponibilizar formas de pagamento por boleto, cartão de crédito e PIX.

Essas facilidades fazem com que a plataforma se torne mais propícia para vendas. Além disso, os vídeos tendem a criar um desejo de consumo quase que imediato a partir da demonstração de usabilidade. Para isso, é necessário investir em um conteúdo rápido, explicativo, objetivo e com bastante apelo estético.

Conversão de vendas

O TikTok é, atualmente, a rede social que mais entrega conteúdo para os usuários, inclusive para aqueles que ainda não seguem um determinado perfil, oferecendo uma oportunidade única para que os anunciantes consigam atingir potenciais compradores que talvez não tenham impactado no Instagram ou no Facebook, por exemplo.

Entre as ações mais utilizadas pelos anunciantes podemos citar as lives de vendas, parcerias com influenciadores, vídeos de produtos (com e sem dancinha) e bastidores das lojas.

Nesse ponto é importante salientar que todas as redes sociais desempenham um papel importante para quem vende online. Além disso, é preciso que o empreendedor entenda, antes de dar início às suas estratégias de marketing no TikTok, se a sua persona, o público-alvo, consome o conteúdo e em qual rede, e, assim, descobrir se ela é relevante ou não para o perfil do seu consumidor.

Abaixo, separamos algumas dicas de como atrair clientes para pequenas empresas com o uso do TikTok

1- Pense no seu público-alvo
Conforme mencionamos anteriormente, chamar a atenção do seu público-alvo é essencial. Por isso, conte histórias e defina para quem você deseja falar. Dessa forma, o algoritmo da plataforma, que utiliza os interesses do usuário como guia por meio dos comentários e curtidas, vai estar mais bem calibrado para direcionar seu conteúdo ao público mais propenso a consumir seu produto ou serviço.

2- Invista em conteúdos criativos
Aposte em vídeos que mostram como se usa um determinado produto. Por exemplo, faça uma demonstração de como funciona um utensílio doméstico ou como aquela peça de roupa cai bem em determinado formato de corpo. Os vídeos com narração geralmente são os preferidos do público.

3- Divulgue preços
Aqui a dica é não esconder os seus preços, porque quanto mais transparente for o seu conteúdo, maiores serão as chances de ele ser direcionado ao público certo. Lembre-se, para todo produto há um comprador.

4- Mostre as novidades e bastidores do seu negócio
Como é feita a montagem da caixa que será entregue para o comprador? Como foi o encontro com aquele cliente no dia anterior? Está desenvolvendo um novo serviço ou chegou um novo produto na loja? Experimente fazer vídeos para mostrar tudo isso. Essa atitude simples faz com que os seguidores se sintam parte do seu negócio.

5- Aprenda a editar vídeos
Se a plataforma é recheada de vídeos e você pode usar até 3 minutos para divulgar seus produtos de forma criativa, é importante que você faça isso da melhor forma possível. Aprenda como "cortar" os vídeos, fazer transições e incluir músicas por meio de tutoriais no YouTube ou com a ajuda de aplicativos gratuitos. Isso fará com que seu conteúdo se destaque pela qualidade e credibilidade.

6- Invista nas lives
Com a Live Shopping é possível disponibilizar aos usuários links de vendas durante transmissões ao vivo na plataforma. Para ser bem utilizado, é de extrema importância que o empreendedor possua um e-commerce ou direcione para o fechamento da venda no WhatsApp.

Aqui é importante observar que, até o momento, o recurso de lives no TikTok é limitado aos usuários que possuem mais de mil seguidores e que tenham pelo menos 16 anos. A vantagem da funcionalidade é que não apenas os seus seguidores podem participar. Como ele aparece na opção “For You”, outros usuários podem acessar.

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