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04 . Março

Privacidade de dados para gerar confiança entre cliente e empresa

A privacidade de dados virou assunto geral. Com o público cada vez mais interessado em como suas informações são geridas pelas marcas, a pressão aumentou a ponto de serem criadas leis específicas sobre o tópico na Europa, e EUA e Brasil. Portanto, se adaptar a elas, mais do que uma necessidade, é uma obrigação legal. Mas pode ser também uma maneira de oferecer mais transparência ao seu público. Separamos algumas dicas de como começar a tratar melhor os dados que sua empresa recebe para além da exigência jurídica.

O primeiro passo é oferecer vantagens palpáveis aos usuários. Uma vez que eles fornecem os próprios dados à empresa, eles provavelmente vão querer algo em troca. Há diversas maneiras de satisfazer esse desejo, como enviar notificações de conteúdos/produtos em que o cliente se interessa, oferecer testes gratuitos em sua plataforma ou desenvolver programas de recompensas para clientes fidelizados. Essa ação agrega valor à sua comunicação e cria uma relação mais direta com o público interessado em seu produto/serviço.

Em paralelo, é importante ser o mais transparente possível com o cliente sobre os dados que ele fornece. Explique o que está sendo coletado e por quê. Busque utilizar o mínimo de termos jurídicos possível para isso – e coletar o mínimo de informações possíveis também. Isso evita que você tenha de lidar com informações que não serão utilizadas, aliviando suas responsabilidades, e cria mais confiança na relação de sua marca com o cliente.

Neste quesito, também é uma boa prática manter suas políticas atualizadas e recolher o consentimento periodicamente. Claro, não precisa ser toda semana, mas uma vez a cada 6 meses é um tempo bom o suficiente. Além de proteger juridicamente o seu negócio, essa prática evita que você mande conteúdo para clientes que não estejam mais interessados em recebê-lo. Assertividade é palavra de ordem quando falamos em gestão de dados, afinal, um usuário que recebe muito conteúdo que não considera relevante de uma empresa pode ficar mais reticente em interagir com ela no futuro.

E este é o motivo de ter todo o trabalho da coleta e proteção dos dados. Entregar conteúdo relevante e transparente faz com que o usuário tenha uma visão mais positiva de sua empresa, tornando o visitante em um cliente em potencial. Para chegar lá, é necessário analisar em detalhe o comportamento do usuário através de seus dados – e implementar soluções que alavanquem seu negócio. Você pode adorar o resultado de sua campanha, mas ela realmente impacta no público da maneira como deveria? Acompanhar o interesse de seu público de perto é determinante para o sucesso de suas estratégias de comunicação.

Conte com a Pit para fazer isso acontecer!

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