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16 . Março

Pinterest: a rede social que vai (muito) além da inspiração

Talvez você possa ter a impressão de que quase ninguém usa o Pinterest. Ou, ainda, que esta é uma rede social utilizada apenas por mulheres que buscam imagens de decoração, looks ou ideias de receitas. Enfim, pode parecer que não há espaço para o marketing da sua empresa ali.

Se você pensa dessa forma, pode ser que o nosso artigo desta semana te faça rever alguns desses conceitos. Embora muitas marcas ainda insistam em ignorar o Pinterest, a verdade é que essa rede social está se tornando cada dia mais relevante para negócios.

O que é o Pinterest?
Pinterest é uma rede social que permite compartilhar e salvar ideias e referências. Ao navegar pelas publicações da rede — chamadas de pins —, os usuários encontram diversas inspirações e podem, inclusive, criar pastas (públicas ou privadas) para organizar todos os assuntos do seu interesse.

Embora tenha surgido no ano de 2010 como uma rede social, hoje a empresa se posiciona como o primeiro mecanismo de busca visual do mundo.

Além disso, a plataforma está frequentemente investindo em ferramentas que visam fortalecer e melhorar a inteligência da busca visual e, dessa forma, se diferenciar de qualquer outro buscador similar.

O principal objetivo do Pinterest é inspirar a vida das pessoas. E já são mais de 300 milhões de usuários buscando inspirações na rede.

Pinterest para Empresas
Assim como acontece em toda rede social, o Pinterest foi criado essencialmente para pessoas. Mas não demorou muito para que as marcas enxergassem potencial nesse engajamento. Ou seja, em pouco tempo o Pinterest também entrou na mira do marketing.

Ao perceber essa movimentação, a rede social também desenvolveu novas funcionalidades para negócios, como, por exemplo, a conta business e as ferramentas de mensuração, afinal, o Pinterest é também uma grande plataforma de negócios.

É claro que a base do Pinterest não se compara à do Facebook e à do Instagram, que possuem 2,3 bilhões e 1 bilhão de usuários, respectivamente. Mas não é tanto o alcance que as marcas buscam nessa rede social.
O grande benefício por lá é a possibilidade de entrar nos planos das pessoas no momento em que elas buscam referências para realizar seus projetos de vida.

Ao interagir com os usuários e publicar ideias inspiradoras, as marcas podem ser descobertas por novos públicos, estreitar o relacionamento com eles e mandar mais visitantes para o site.

Além disso, ainda é possível influenciar as decisões de compra dos consumidores, uma vez que eles estão dispostos a comprar aquilo que encontram no Pinterest.

Confira a seguir algumas características sobre os usuários do Pinterest que comprovam o poder da rede social:

• 84% usam o Pinterest quando estão decidindo o que comprar;
• 98% experimentaram algo que encontraram no Pinterest;
• 77% descobriram novas marcas ou produtos na plataforma.


Então, gostou de conhecer melhor o Pinterest e o público que utiliza a plataforma?

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