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31 . Agosto

Gatilhos mentais: o que são e como usá-los na sua estratégia de Marketing Digital

O marketing digital faz uso de diferentes estratégias para atrair e reter clientes, e uma dessas estratégias é o uso de gatilhos mentais.

Os gatilhos mentais referem-se a eventos ou circunstâncias externas capazes de produzir sintomas como ansiedade, depressão, pânico, alegria, calma, motivação, dentre outros.

Quando ativado, um gatilho pode abrir uma janela de memória que leva a pessoa de volta ao passado, onde teve sua primeira experiência. É como reviver o momento por alguns instantes e sentir a mesma sensação que sentiu na época do acontecido.

Além disso, eles também são capazes de trazer à tona emoções relacionadas a determinados elementos do seu conteúdo que remetem ao sentimento ou experiência do leitor. Sendo assim, o uso de referências e imagens pode ter um efeito positivo no conteúdo, criando uma correlação desse gatilho com a experiência do leitor.

Por exemplo, a foto de um cachorrinho pode remeter a amor e carinho, sem necessariamente buscar elementos do passado.

No entanto, é importante ter cuidado ao trabalhar com estratégias de gatilhos mentais, para que em vez de ativar sensações negativas ou memórias traumáticas ativem-se apenas sentimentos de conforto, desejo, independência e confiança.

O gatilho mental de uma pessoa pode ser ativado por um ou mais dos cinco sentidos: visão, audição, tato, olfato e paladar, sendo que, em grande parte das estratégias de marketing digital, os mais comuns são a visão (imagem) e a audição (som).

A combinação perfeita desses sentidos pode desencadear um estímulo mental que desperta o desejo de compra de um produto ou serviço.

Como fazer uso dos gatilhos mentais no Marketing Digital
Quem depende das vendas para sobreviver, seja online ou offline, deve conhecer os princípios que levam à ativação dos gatilhos mentais para conseguir fazer a sua aplicação prática.

A seguir, descubra quais são os princípios responsáveis por ativarem esses gatilhos e como eles impactam e estimulam os sentidos humanos:

Princípio da reciprocidade
O princípio da reciprocidade geralmente é sentido quando uma pessoa nos dá algo sem pedir nada em troca e, automaticamente, nos sentimos na obrigação de retribuir o favor.
Os conteúdos disponibilizados em blogs são uma excelente forma de trabalhar esse princípio. Isso porque serão entregues, de forma gratuita, informações relevantes para uma audiência que deseja consumi-las.

Funciona como uma espécie de presente que, posteriormente, vai levar o cliente a comprar de você estimulado pelo sentimento de devolver o favor.
Outra maneira interessante de trabalhar o gatilho mental da reciprocidade é fazer o envio de um brinde junto com a primeira compra, para que o cliente se sinta “na obrigação” de fazer a segunda compra e assim por diante.

Princípio da autoridade
Para fazer uso desse gatilho mental é necessário trabalhar a confiança das pessoas. Por isso, você deverá posicionar o seu produto ou serviço como líder de mercado. O comportamento da empresa, assim como o dos funcionários, deve seguir essa linha para demonstrar autoridade naquilo que dizem e fazem.

O Marketing de Conteúdo é uma excelente estratégia para trabalhar esse princípio, uma vez que você pode dar dicas e informações relevantes sobre o uso correto de seus produtos e serviços.

Princípio da prova social
Este princípio está diretamente ligado ao gatilho mental da preferência, partindo da máxima de que somos seres sociais e muito influenciáveis pelo que os outros estão falando, fazendo ou usando.

Temos a tendência de gostar de coisas que outras pessoas gostam, sejam elas boas ou não. Sendo assim, qualquer coisa que demonstre popularidade no seu site pode estimular um desejo de compra imediata.

Por isso, mantenha sempre em destaque os produtos e serviços mais vendidos, bem como as razões que os tornam tão desejados pelos consumidores. Acredite, os resultados serão surpreendentes.

Princípio da novidade
Uma coisa é fato, nós, enquanto seres humanos, adoramos uma novidade. A exposição a algo novo pode, inclusive, aumentar a liberação de dopamina no cérebro. Ou seja, diante de novidades, vivenciamos uma sensação de recompensa. Esse prazer nos motiva a procurá-la sempre.

No Marketing Digital, esse princípio pode ser trabalhado por meio de mensagens anunciando novidades em breve, seja um conteúdo exclusivo sobre um determinado assunto, uma versão atualizada de um produto ou serviço, etc.

O importante aqui é anunciar constantemente novidades com potencial de manter o interesse do público pelo seu negócio sempre em alta.

Princípio da escassez e da urgência
O princípio da escassez e da urgência é um dos gatilhos mentais mais importantes dentro de uma estratégia de Marketing Digital bem-sucedida, uma vez que ele é capaz de ativar uma sensação de risco iminente que o consumidor está tendo de perder uma grande oportunidade.

A melhor forma de colocar em prática esse gatilho mental é sinalizar que os produtos ou serviços possuem quantidade limitada e que o interesse por eles é alto. Por exemplo, ao iniciar uma promoção, deixar claro que os preços e as condições de pagamento que estão sendo oferecidos são válidos apenas enquanto durar o estoque.

Lembre-se sempre de que, independentemente dos gatilhos mentais que você utilizar em sua estratégia de Marketing Digital, o mais importante é ser criativo. Além disso, mantenha o foco no seu objetivo, mas sem deixar de pensar no seu público-alvo.

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