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18 . Dezembro

Cinco conselhos para analisar suas métricas de maneira efetiva

A estratégia do marketing digital diminuiu consideravelmente os custos do marketing para os anunciantes e, melhor do que isso, deu o poder de se comunicar com o cliente sem intermediários. No marketing digital não há tempo limite para um anúncio em vídeo ou limitações de mídias impressas, como cor e tamanho. Quer dizer, mais ou menos. Uma boa estratégia digital leva em conta uma série de fatores para criar regras de como atingir melhor o seu público, otimizando os resultados. E esses fatores vêm de uma fonte quase mágica: as métricas.

Apesar de serem apresentadas com muitas cores, cheias de interação e com explicações bem intuitivas, elas não são fáceis de se ler. Por isso, montamos um pequeno guia com alguns dos erros mais ao se analisar as métricas. Vamos lá?

Foco no seu objetivo


Há muitos dados esperando para ser analisados. Muitos mesmo. É importante isolar as métricas que são realmente importantes, as que podem ser uma boa olhar de vez em quando e as que nem devem ser levadas em consideração. A última coisa que você quer é mudar a campanha para melhorar uma métrica que não condiz com seu objetivo.
Afinal, os dados são apenas um caminho até o destino final. Métricas de campanhas de fidelização de clientes devem ser diferentes das campanhas que buscam atrair novos consumidores. Aliás, este é um conceito muito importante para o próximo ponto.

Saiba separar seus públicos


Não deixe os clientes menos satisfeitos ditarem o rumo de suas campanhas. Este é um dos erros mais comuns que vemos acontecer. Ao se deparar com uma métrica ruim, o correto é perguntar o motivo dela estar assim antes de tentar corrigi-la – e se é realmente interessante corrigi-la. Utilize uma hierarquia para suas campanhas e comunicação em geral, definindo como tratar cada um e, novamente, em quem a prioridade deve estar.

Esteja em sintonia com seu cliente


Ter sua persona bem definida é muito importante para a saúde de seu negócio. Mas pessoas mudam de comportamento com o passar do tempo. Seja por pertencer a outra geração, pela chegada de novas tecnologias, guinada da economia ou diversos outros fatores. É importante que sua empresa não fique apenas com aquele cliente idealizado, deixando de explorar novos nichos e de acompanhar a evolução do mercado.

Pense de modo multidisciplinar


As métricas são de responsabilidade do marketing, porém, envolver as equipes de sua empresa em sua mensuração é a atitude ideal para atingir ainda melhor o seu público. Afinal, todos estão trabalhando para isso. Na indústria, comércio ou nos serviços, é imprescindível que todos os colaboradores consigam visualizar a estratégia e contribuam com suas visões específicas.

Aprenda a errar e dar tempo ao tempo


Algumas métricas levam tempo para serem atingidas. Por exemplo, a percepção positiva de sua marca pelo cliente depende bastante de sua relação com a marca. Da mesma forma, a indicação só vem depois da relação consolidada. Já as impressões de determinado anúncio podem – e devem – ser analisadas diariamente. É preciso levar este tempo em consideração para não mudar sua estratégia e obter resultados ineficientes. É frustração na certa.

Por último, saber errar é uma das capacidades mais importantes na vida. No marketing digital não é diferente. Olhe dentro das falhas e procure entender o que aconteceu. Há muitos fatores que influenciam nas escolhas dos consumidores. Acertar as métricas é um processo intricado, que leva tempo, mas entrega resultado.

É por isso que há cada vez mais especialistas em marketing digital, que conseguem captar o objetivo junto com o perfil do cliente e traçar metas de como atingi-los. E isso é com a gente.

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