https://meet.google.com/kqm-ozub-rsi

Inside

Blog

19 . Maio

A importância do Marketing Inclusivo no seu negócio

A maioria das empresas já percebeu a importância de usar o marketing de forma holística. Como resultado, o marketing inclusivo está ganhando mais força nas estratégias para engajar o público, independentemente de arquétipos e estereótipos.

A utilização de estratégias inclusivas é fundamental não só para melhor atender a diferentes necessidades e clientes, mas também para oferecer uma série de benefícios a quem as aplica corretamente. Por isso, é muito importante saber tudo sobre o marketing inclusivo na prática e saber distingui-lo de outros métodos.

Pensando nisso, preparamos este artigo para ajudá-lo a entender melhor o que é marketing inclusivo e como ele funciona na prática. Boa leitura!

O que é marketing inclusivo?
O marketing inclusivo é uma prática de marketing que se concentra na criação de conteúdo, estratégias e anúncios direcionados a indivíduos, independentemente de gênero, etnia, condição socioeconômica ou orientação sexual, sexo, idade e outros fatores.

Embora seja essencial criar personas e definir um público-alvo que conduzirá as estratégias de marketing, muitas vezes eles podem levar em conta estereótipos e arquétipos que não são inclusivos, produzindo resultados ruins, além de uma percepção de marca negativa por parte dos consumidores. É na busca de contornar essas limitações que esse tipo de marketing atua.

Como aplicar o marketing inclusivo na prática?
Algumas etapas podem facilitar a adoção do marketing inclusivo no dia a dia de uma empresa. A primeira delas é distinguir inclusão de diversidade, especialmente porque o segundo termo é atualmente considerado vazio.

Muitas empresas o utilizam como forma de atingir cotas e metas, transmitindo uma sensação de oportunismo. O que a verdadeira inclusão exige são discursos, ações e soluções que realmente falem com todos os públicos. Para isso, alguns fatores devem ser levados em consideração.

Elementos envolvidos na estratégia

Para começar a desenvolver uma estratégia inclusiva, três passos simples podem permitir que as ideias fluam mais facilmente e de diferentes perspectivas:

• formar uma equipe de trabalho diversificada;
• ignorar arquétipos e estereótipos;
• eliminar o marketing oportunista.

Ao empregar pessoas diferentes umas das outras, estimula-se o contato com diferentes necessidades e visões de mundo. Unindo isso ao descarte de rótulos e moldes na hora de criar personas, eliminando estratégias oportunistas e promovendo soluções reais para seu público, será muito mais viável garantir a inclusão.

Vale a pena investir no marketing inclusivo?
Os benefícios que o marketing inclusivo pode trazer para as empresas são enormes e afetam tanto a imagem da empresa quanto a do consumidor. Veja alguns deles abaixo!

Maior visibilidade para a marca

Devido ao seu tamanho, as estratégias de marketing inclusivo atingem mais pessoas e, assim, proporcionam maior visibilidade para a marca. Isso, por sua vez, cria maior representatividade e contribui para um mercado inovador e heterogêneo.

Clientes satisfeitos

Não há como negar que aumentar o acesso a bons produtos e soluções deixa os clientes mais felizes. Além disso, eles também se sentem respeitados e valorizados, o que cria um sentimento de pertencimento em relação à marca e, consequentemente, otimiza seus resultados.

Parcerias

O marketing inclusivo atrai parcerias para a empresa, além de novas oportunidades. No entanto, para garantir os benefícios mencionados acima, não bastam apenas os passos que foram citados aqui. É preciso investir na manutenção de uma posição progressiva e igualitária por parte da marca, comprometendo-se com os novos clientes que vão surgindo.

A importância do Marketing Inclusivo no seu negócio | Pit Brand Inside