https://meet.google.com/kqm-ozub-rsi

Inside

Blog

09 . Dezembro

9 motivos para sua marca ter um blog

Você já se perguntou se criar um blog é realmente necessário para o seu negócio?

Acredite, essa dúvida é muito comum entre empresários, autônomos, gestores e até profissionais liberais.

E para satisfazer os mais ansiosos, podemos adiantar que a resposta para essa dúvida provavelmente é “sim”. A maioria dos negócios deve considerar criar um blog como parte de sua estratégia de Marketing Digital, por diferentes motivos. Confira alguns deles:

1. O blog traz dinamismo ao seu site

O blog consegue deixar o seu site mais dinâmico, pois a cada nova publicação, seu site ganha um novo conteúdo. Além disso, a organização por ordem de data mostra ao visitante do seu site que você se preocupa com o conteúdo.

Ao criar um blog, você vai conseguir apresentar novos produtos ou serviços com maior frequência, ou ainda divulgar novidades do seu ramo de atividade.

2. Gera um melhor ranqueamento nas buscas

Os fatores de ranqueamento do Google, assim como de outras ferramentas de busca, são muitos. No entanto, sabemos que uma vez que se consiga sucessivos incrementos na visitação, no aumento de conteúdo disponível de qualidade e de interesse por parte das personas para as quais se quer falar, seu posicionamento orgânico tende a melhorar gradativamente.

E a essa altura todo mundo sabe que estar bem posicionado nas buscas do Google é meio caminho andado para ampliar a captação de clientes.

3. Relacionamento com o seu público

Mesmo para aqueles que já possuem uma boa cartela de clientes, a criação de um blog é essencial. Isso porque é importante que você se relacione com os seus consumidores e favoreça o processo de fidelização.

Ou seja, à medida que os clientes acompanham os conteúdos do seu blog, a sua empresa permanece na mente deles. E quando chegar o momento de decisão de compra, sua marca será imediatamente lembrada.

4. Material de apoio para vendas

Você sabia que um blog também pode ser utilizado para auxiliar no processo de venda? Seu representante comercial, por exemplo, pode indicar artigos da própria empresa para responder a dúvidas que foram levantadas por um cliente em potencial durante a negociação.

Além de agilizar e facilitar o processo de negociação, esse tipo de ação ainda transmite mais credibilidade ao seu lead, uma vez que demonstra que a empresa estava preparada e possui soluções personalizadas para oferecer.

5. Não requer alto investimento

As atualizações do blog costumam ser bastante fáceis e qualquer funcionário da empresa pode fazer. Os blogs utilizam ferramentas intuitivas e autoexplicativas. Após um rápido treinamento, um usuário básico de internet já estará apto para publicar os artigos, dispensando a necessidade de um profissional de T.I. ou de marketing.

6. Possibilidade de gerar renda

Quando você possui um blog com altos números de acessos, você pode se cadastrar no Google AdSense e vender espaços publicitários na sua página para empresas que queiram divulgar produtos ou serviços que tenham relação com o seu conteúdo.

Dessa forma, a cada clique que os anúncios recebem, você ganha uma porcentagem do que o anunciante paga ao Google.

7. Posts não têm data de validade

Exceto pelas publicações que abordam conteúdos pontuais ou temas do momento, os artigos geralmente não têm data de validade e podem gerar resultados a longo prazo. Dessa forma, uma publicação com tema relevante pode ser consultada daqui a anos e ainda assim apresentar um conteúdo útil para o usuário.

Este artigo pode servir de exemplo. Os motivos que levam uma empresa a criar um blog provavelmente serão os mesmos daqui a alguns anos. E mesmo que algum tópico fique obsoleto, por meio das ferramentas de publicação, a atualização poderá ser feita de forma rápida e simples.

8. Gera autoridade da marca

Se a sua empresa escreve sobre o seu respectivo mercado de atuação, produtos ou serviços, ela consequentemente demonstrará conhecimento de causa, o que acaba colaborando para que a sua marca ganhe autoridade perante o seu público. Um blog com conteúdos de qualidade, acessos e comentários demonstra que você domina o assunto – e, consequentemente, esse fato vai te ajudar a vender mais.

Esse tipo de credibilidade, além de atrair novos clientes, funciona também como ferramenta para fidelizar aqueles que já consomem seus produtos ou serviços.

9. Integração com redes sociais

Blogs geram links exclusivos para cada postagem, facilitando, dessa forma, o processo de publicação nas redes sociais. Além disso, ao publicar um artigo no Facebook, a própria ferramenta já exibe uma prévia do conteúdo, título e imagem de destaque.

Com isso, o conteúdo apresenta melhores possibilidades de retorno e compartilhamento entre os outros usuários da rede, gerando mais visitantes para o seu site.

Agora que você descobriu a importância e os benefícios de ter um blog, está na hora de começar a produzi-lo.

9 motivos para sua marca ter um blog | Pit Brand Inside